Parece que foi ontem...

E-familynet.com Ticker

Sabemos quantos dias e minutos estamos casadinhos....

Meu bebezinho com 11 semanas e um dia!!!

Meu bebezinho com 11 semanas e um dia!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Oriente... minha antiga paixão!!!


Oi gurías!

Estava aquí pensando, tentando lembrar minha primeira referência ao Oriente... tentando saber de onde vem esse meu antigo "gosto" Oriental...
Lembrei de algumas referências da infância, acho que a primeira é o desenho do Aladin... tirando aquela parte chata do gênio e sua lâmpada mágica, lembro que sonhava em ser a princesa Jasmin e ter um tapete voador só meu!
Amava aquela calça larga azul  e o sapatinho com bico puntudo... um charme!















Depois veio a propaganda da Pepsi entre 1995 e 1996: "Você Sonha a Pepsi Paga" com a atriz Letícia Spiller, que eu era fã quando pequenininha...




Só dava eu fazendo "plim" com a cabeça pra realizar algum desejo e nada... desde aquela época  parei de acreditar  em gênios,  lâmpadas e afins...hehe

Desde pequena, viajava com meus pais e meu irmão para diversas praias (brasileiras né, que eu nunca fui pros estrangeiros e nem quero ir!)
e lembro de ver nas estradas uns acampamentos que meu pai dizia que eram de ciganos, povo misterioso e tal... "praquê"?
Lá fui eu com minha mente picorrucha fantasiar a respeito do povo...
Só sei que achava lindo aquele ouro todo, aqueles vestidos vermelhos, rosas nos cabelos, tornozeleiras, pés descalsos e  musicalidade que crescí vendo nas estradas e na tv...


     

Segundo a Wikipédia, o termo em português "cigano" (assim como o espanhol gitano e em inglês gypsy) é uma corruptela de egípcio, aplicado a esse povo pela crença errônea de que seriam provenientes doEgito. No século XVIII, o estudo da língua romani, própria dos ciganos, confirmou que se tratava de uma língua indo-ariana, muito similar ao panjabi o ao hindi ocidental. Isso demonstrou que a origem do povo rom está no noroeste do Subcontinente Indiano, na zona em que atualmente fica a fronteira entre os estados modernos de Índia e Paquistão. Esse descobrimento lingüístico acabou sendo também respaldado por estudos genéticos. É provável que os ciganos originaram-se de uma casta inferior do noroeste da Índia, que, por causas desconhecidas foi obrigada a abandonar o país no primeiro milênio d.C.

 Lembro que um pouco mais tarde, não sei exatamente onde na corrente do tempo (hehe) me apaixonei pela dança do ventre, aprendí vários movimentos de cabeça,braços e rotação de quadril, e vivia treinado e ensinando todo mundo a fazer igual...
 Daí apareceu a colombiana Shakira em minha vida... 
no auge dos meus onze aninhos, meu pai (o mesmo que me despertou 
curiosidade nos ciganos) me apresentou o primeiro cd de sucesso dela, "Pies Descalzos"...
e então me despertou a paixão por Shakira Isabel Mebarak Ripoll  
Pronto! foi o bastante para começar minha paixão por Espanhol, mas isso é assunto pra um outro post...
Conhecida por dominar a arte da dança do ventre desde criança e manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado numa clara influência do rock. Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais).
Minha paixão pelo Oriente se intensificou também por causa da Índia, mas sem entrar nos méritos de crenças e fundamentalismos que são completamente o oposto daquilo que creio e pratíco.
Desde a época  da escola gostava de ouvir sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia, onde Vasco da Gama intentou monopolizar o comércio de especiarías.
  E por fim, quando comecei a trabalhar no Boticário, tive que estudar afim de identificar no "faro mesmo" as principais Famílias Olfativas das fragrâncias femininas, masculinas e infantís, e descobrí que  minha paixão pelo Oriente influencía até mesmo meu gosto por perfumes... Chego a conclusão de que inconscientemente sempre me senti atraída pelo estilo oriental pois descobrí que desde o meu primeiro perfume de criança, já éra de família olfativa Oriental, e todos os vários que já usei e uso até hoje assim o são!




 Normalmente Oriental Amadeirado,
Oriental Ambarado e Floriental, mas principalmente 
Oriental Especiado, com adição de 
notas de especiarías como canela, pimenta,
gengibre etc....até fiz uma página
onde explico um pouco da família olfativa dos
 perfumes que uso, tá lá no cabeçalho.
O que me desperta atração pela Índia, assim com em todo o universo Oriental são: o mistério, músicas (ouço muito música indiana, todas muito românticas e graciosas!) danças, feminildade,sedução, vestimentas coloridas, bijuterias, maquiagem, temperos, condimentos, especiarias ex. cravo-da-Índia, canela, Curry,cardamomo, pimentas bem como sua típica e deliciosa bebida Chái... Bebo à anos, receitinha da vovó! Só que o interessante de tudo isso é que todo essa paixão foi sendo construída aos poucos desde cedo, foi crescendo junto comigo não foi algo que eu parei um dia e disse: vou gostar de tudo que vier do Oriente! 


Aos pouquinhos estou conseguindo identificar minha essência...minha personalidade que é uma mistura feminina e delicada, forte e  romântica.




O encontro de uma vaidosa mulher indiana e que ama maquiagem, perfumes, óleos de banho música e dança...
















  
...Com uma doce e delicada menina sweet lolita, 


que ama vestir rosa, vestidos delicados,
usar pérolas e camafeus... 





     














ambas são orientais!!!







Hoje, não assisto mais o Aladin, nem acredito em gênios ou qualquer coisa que seja de orígem mística...



mas acredito no poder de construção de imagem ou conteúdo de uma pessoa originados nos sonhos de uma simples criança... e sonhos eu tive muitos!!!!









 Rê Moranguinho 










Um comentário: