Parece que foi ontem...

E-familynet.com Ticker

Sabemos quantos dias e minutos estamos casadinhos....

Meu bebezinho com 11 semanas e um dia!!!

Meu bebezinho com 11 semanas e um dia!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aprenda a identificar as causas do choro de seu bebê!

Sei que estou muito adiantada com essas matéria que vou postar pra vocês hoje, sobre o chorinho do bebê, visto que recém estou na décima semana da gestação, mas, visitando sites sobre o assunto, encontrei essa matéria que considero muito útil, especialmente para as mamães de primeira viagem como eu!


Atenção, as informações a seguir foram retiradas do seguinte site:

http://demaeparamae.pt/artigos/aprenda-descodificar-choro-bebe


A australiana Priscilla Dunstan descodificou o choro dos bebés, através da sua memória fotográfica para os sons. Através da audição do seu próprio bebé começou a perceber que existiam padrões no choro, essencialmente 5, e que mais tarde perceberia que todos os restantes bebés expressam as suas necessidades essencialmente à base destes 5 sons. Posteriormente ela analisou mais de 1.000 bebés e de facto chegou à conclusão de que os 5 sons, independentemente da raça e da cultura, são semelhantes em todos. Ela utilizou esta sua extraordinária capacidade para identificar os principais sons que os bebés fazem quando choram e traduziu-os para as restantes mães.

Estes 5 choros seguintes são apenas válidos para recém-nascidos dos 0 aos 3 meses de idade:

Choro nº1: Neh = “tenho fome”

“Neh” é o som que um recém-nascido faz quando sente fome. É baseado no reflexo da sucção, combinado com o choro saindo o som “Neh”. Assim sendo, sempre que escutar este som saberá que está na hora de dar a papa ao seu bebé.

Choro nº2: Owh = “tenho sono”

O som que diz que o bebé está cansado é o “Owh”. Este som é baseado no reflexo de bocejar e este “Owh” pode ser longo e pronunciado. Sempre que ouvir este choro significa que o seu bebé está com sono. Contudo quanto mais cansado estiver um bebé mais difícil se torna adormecê-lo. Outras dicas que poderão comprovar esta suspeita são verificar se adicionalmente o bebé esfrega os olhos e boceja.

Choro nº3: Heh = “sinto desconforto”

O choro “Heh” é usualmente devido ao facto do bebé sentir algum tipo de desconforto. Este som é diferente do “Neh” “tenho sono”, pois neste caso o “h” é mais acentuado. Se ouvir este som no seu recém-nascido é porque provavelmente ele necessita que lhe mude a fralda, ou que o coloque numa nova posição.

Choro nº4: Eairh = “estou com gases”

Quando os bebés têm dores devido aos gases, eles usualmente puxam as pequenas pernas para o peito e fazem o som “Eairh”. Dar uma pequena massagem suave na barriguita do seu bebé na direcção dos ponteiros do relógio, poderá ajudar a aliviar a pressão. Deitar o bebé de barriga, em cima do seu antebraço com as pernas pendentes (certifique-se que segura a cabeça do bebé), e passar as mãos nas costas também poderá ajudar.

Choro nº5: Eh = “quero arrotar”

Aperceber-se-á que o seu bebé necessita de arrotar se conseguir ouvir o “eh” do seu choro. O choro é usualmente curto e repetitivo: “eh”,”eh”,”eh”. Se ouvir este som, coloque o seu bebé de barriga virada para o seu peito com a cabeça no seu ombro e gentilmente massaje-lhe as costas.

Mais dicas:

  • Durante a fase pré-choro, o choro que o bebé faz é mais facilmente identificável, ou seja, antes do choro do bebé ficar histérico. Tente perceber o choro antes do bebé ficar desesperado, e tente agir neste tempo, pois será bem mais fácil.
  • Se ouvir mais do que um tipo de choro tente perceber qual é o mais dominante e aja de acordo com esse choro.
  • Se não conseguir perceber o choro do bebé tente mudá-lo de posição, eleve-o e coloque-o ao colo.
  • Tente perceber se o som que o bebé faz é “N” ou “Neh” e tente perceber esta subtileza, pois será a grande diferença.

Parece coisa de louco né?
Mas por via de dúvidas, vou treinar desde já, prestando atenção aos diferentes sons do choro de outros bebês, para quando Lulu nascer tentar detectar os motivos e agir de acordo...
Vai que dá certo?!

Beijos, Rê Moranguinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário